quinta-feira, 26 de abril de 2012

Mitos evangélicos


MITOS EVANGÉLICOS 

Quero iniciar com uma citação bíblica que diz:

 “O meu povo está sendo destruído porque lhes falta conhecimento”

Esse texto é muito interessante, porque fala de um problema que foi identificado a muito tempo e anda fazendo estragos até os dias atuais,a escassez de conhecimento tem arruinado e levado muita gente ao declínio espiritual.
Mas o que já era ruim está ficando cada vez pior, pois este problema tem sido incentivado e reforçado por muitos lideres da atualidade, homens que inibem o povo de pensar e fica enchendo a cabeça alheia com mitos, cujos eles pregam como se fossem uma verdade absoluta (até porque toda mentira tem que parecer uma verdade, caso contrário ninguém acreditaria).
O pior de tudo é que as pessoas se encantam e começam a trilhar pelo caminho da destruição, tento mostrar nesse artigo alguns mitos que estão na boca dos pregadores (os sem compromisso com a verdade) e consequentemente na boca do povo, que caem nos contos da carochinha.
Então vamos deixar de papo e ir direto ao que interessa, ou seja,os mitos mais absurdos:
Eu vejo o fim: fanatismo.
Fonte: Internet

1°mito: Você tem que aceitar Jesus como salvador;

Explicação: Essa ideia de aceitar Jesus veio do movimento pentecostal e suas cruzadas, onde para distinguir os crentes dos não crentes como eles colocavam, tinham de fazer o chamado apelo.
Mas a ideia do evangelho é que Cristo é quem nos aceita.

 Ef 2-1, Diz que “Ele nos deu vida”, ora como pode alguém aceitar a Jesus estando morto?
Rm 5-8-9, Diz que “Ele nos amou sendo nós ainda pecadores” , isso quer dizer que nessa estória de aceitar Jesus o reduz a um cafezinho pequeno que aceitamos ou rejeitamos.
 Ef 1-4 Diz que “Ele nos predestinou”, Ops! Pra quem não sabe predestinar é escolher,ou nos aceitar de antemão.

 2°mito:É só ler a bíblia que você é santificado;

 Explicação: Se fosse desta forma seria maravilhoso, era só chegar em casa e ler Salmos 119, e por aquele dia você já estaria santificado.

Na verdade a bíblia dizem Jó 17-17: “Santifica-os na verdade, Tua palavra é a verdade”.
Isso não significa dizer apenas uma vã leitura, a santidade em si está ligada a aprendizagem e a praticidade da palavra.
 Mt 7:24-29 Diz “Ou se obedece,ou então não há santificação”.

3°mito: Todo louvor que me causa emoção é a presença de Deus;

 Explicação: O ser humano é emotivo por natureza.
 Tenho certeza que você já deve ter assistido inúmeros filmes,visto novelas e até mesmo lido livros que te causaram alguma emoção, e houve casos em que você chorou ,mas como foi na sua casa não foi presença de Deus.
Entretanto se fosse algum louvor da igreja teria afirmado que era a presença de Deus.
Vamos observar o que diz a bíblia sobre homens que sentiram a presença de Deus: Isaias pediu para morrer!

 Isaias pediu para morrer,João na ilha de Patmos caiu aos seus pés.
 Agora isso virou bagunça, a mesma pessoa que sentiu a “Presença de Deus” é a mesma que quando sai do templo esquece tudo que deveria ter aprendido e volta para a mesma vidinha medíocre de antes.Isso se chama emocionalismo.

 4°mito:Dizer que Deus tira do ímpio para dar aos crentes;


 Explicação: Isto na verdade chega a ser uma aberração de pensamento. Temos que levar duas coisas em consideração:

1) Vamos supor que Deus tire de um rico que adquiriu suas riquezas de forma ilícita.Não seria Ele conivente com o pecado?

 2)Se Deus tirar de um rico que adquiriu suas riquezas com o seu suor. Não seria Deus injusto por tirar de um trabalhador para dar a um preguiçoso que se diz evangélico?

 Diz a bíblia que “O trabalhador é digno de seu salário”.

5°mito: Estou ensinando meu filho o caminho do evangelho, pois todo dia ele vai a igreja comigo;

 Explicação: Isso é um mito que tem levado muitas famílias a não educarem seus filhos a luz das escrituras.
Os pais transferem para a igreja a responsabilidade de educarem seus filhos. É preciso entender que o trabalho de educação cristã não é algo que acontece apenas nos cultos evangélicos, e que na maioria das vezes tem uma péssima mensagem que não edifica nem um adulto, quanto mais uma criança.
A educação cristã acontece no dia a dia. Não são poucos os casos de filhos de crentes envolvidos com o mundo do crime. É claro que não quero generalizar, mas na maioria dos casos isso se da por uma má  formação em casa.
O interessante é que os próprios pais são os primeiros a não conceber exemplos bons de vida cristã, o tempo que era pra ser utilizado fazendo um culto familiar é usado para falar da vida alheia.
Portanto educação é uma construção e não uma formula que vai dar certo apenas nos cultos.
Encerro esta primeira parte dos mitos evangélicos com a certeza de que vamos ter outros artigos relacionados, aguardem.

Pr.Lucivaldo Dionísio 

Um comentário:

  1. Gostei do quarto mito. rssrs
    4°mito:Dizer que Deus tira do ímpio para dar aos crentes!!

    Já ouvi isso do Mala cheia e seus amigos americanos. Só a graxa! Bjim!

    ResponderExcluir

Obrigado! Sua Opinião é muito importante.