quarta-feira, 28 de março de 2012

Pai do Pentecostalismo

Charles Fox Parham
Charles F. Parham (4 de Junho 1873 - 29 de janeiro de 1929 [1]) foi um americano pastor e evangelista. Juntamente com William J. Seymour, Parham foi uma das duas figuras centrais no desenvolvimento e disseminação inicial do pentecostalismo. Parham foi quem associado glossolalia com o batismo no Espírito Santo, uma conexão teológica crucial para a emergência do pentecostalismo como um movimento distinto. [2] Parham continua esquentando controvérsia, especialmente em relação às suas atitudes e crenças sobre raça, convidando tanto Africano-americanos e os mexicanos-americanos para participar de seu novo movimento [3].

Conteúdo
1. Vida pessoal
2. Ministério
   2.1. Ministério precoce
   2.2. Topeka, Kansas
   2.3. Movimento de Fé Apostólica
3. Morte
4. Crenças
4.1. Evidência inicial
4.2. Outras crenças
5. Legado
     6. Referências
     7. Outras leituras

     1.     Vida pessoal
Parham, um dos cinco filhos de William e Parham Ann, nasceu em Muscatine, Iowa, em 04 junho de 1873 e se mudou com sua família para Cheney, Kansas, num vagão fechado em 1883. William Parham terras de propriedade criava gado, e eventualmente comprou um negócio na cidade.
Parham mãe morreu em 1885. No ano seguinte, seu pai se casou com Harriet Miller, filha de um metodista itinerante. Harriet era um cristão devoto, e da Parham abriu sua casa para "atividades religiosas". [4] Ele se casou com Sarah Thistlewaite, a filha de um Quaker. Seu envolvimento foi no verão de 1896, [5] e eles se casaram 31 ​​de dezembro de 1896, em uma cerimônia Amigos ' [6].

      2.     Ministério
2.1.         Ministério precoce
Parham começou a realizar seus primeiros serviços religiosos na idade de 15. Em 1891, ele se matriculou na Faculdade Sudoeste em Winfield, Kansas, uma escola metodista afiliada. Ele participou até 1893, quando ele veio a acreditar educação o impediria de ministrar eficazmente. Trabalhou então na Igreja Metodista Episcopal como um pastor de alimentação (ele nunca foi ordenado). [7] Parham deixou a igreja metodista em 1895 porque não concordava com a sua hierarquia. Ele reclamou que pregadores metodistas "não foram deixados para pregar por inspiração direta". [5] Rejeitando denominações, ele estabeleceu o seu próprio ministério evangelístico itinerante, que pregava as ideias do movimento de santidade e foi bem recebido pelo povo de Kansas. [8]

2.2.         Topeka, Kansas
Algum tempo após o nascimento de seu filho, Claude, em setembro de 1897, tanto Parham e Claude adoeceu. Atribuindo a sua recuperação após a intervenção divina, Parham renunciou toda a ajuda médica e ficou comprometido pregar a cura divina e oração pelos doentes. [9] Em 1898, Parham transferiu sua sede para Topeka, Kansas, onde operou uma missão e um escritório. Foi também em Topeka que ele estabeleceu o Lar Betel de Cura e publicou a Fé Apostólica revista. Parham operado em uma "fé" base.
Ele não recebeu ofertas durante os cultos, preferindo a orar a Deus para prever o ministério. [10] Parham, tomar a decisão de saber mais plenamente as últimas verdades restauradas pelos movimentos posteriores dia, tirou uma licença de seu trabalho em Topeka em 1900 e visitou vários movimentos. [11]
Enquanto que viu e olhou para outros ensinamentos e modelos como ele visitou outras obras, a maioria de seu tempo foi gasto em Shiloh, o ministério de Frank Sandford no Maine e em uma campanha de Ontário, Canadá, religiosa de Sandford do. [5] De escritos posteriores de Parham, parece que ele incorporou algumas, mas não tudo, das ideias que ele observou em seu ponto de vista das verdades da Bíblia (que mais tarde ele ensinou em suas escolas bíblicas). [12] Além de ter um impacto sobre o que ele ensinou, parece que ele pegou seu modelo de escola bíblica, e outras abordagens, a partir de trabalho de Sandford. [5]
Quando ele retornou a partir desta sabático, aqueles que ficaram a cargo de sua casa cura tinha assumido e, ao invés de lutar para o controle, Parham começou Bethel Bible College em Topeka, em outubro de 1900. A escola foi inspirada no "Espírito Santo e nós Escola Bíblica" Sandford, e Parham continuou a funcionar numa base de fé, cobrando nenhuma taxa de matrícula.
Ele convidou todos os pastores e cristãos que estavam dispostos a renunciar a tudo, vender o que tinham entregá-la, e entrar na escola para estudo e oração. Cerca de 40 pessoas (incluindo dependentes) responderam. [10] O livro texto era apenas a Bíblia, e o professor era o Espírito Santo (com Parham como porta-voz). [13]
Antes de iniciar sua escola bíblica, Parham tinha ouvido falar de pelo menos um indivíduo no trabalho Sandford do que falavam em línguas e tinha reproduzido o incidente em seu trabalho. Ele também havia chegado à conclusão de que havia mais de um batismo cheio do que outros reconheceram na época. [5] No final de 1900, Parham tinha levado seus alunos em Betel Escola Bíblica através do seu entendimento de que tinha de haver mais um experiência com Deus, mas não tinha especificamente apontou-lhes a falar em línguas. Enquanto conta Parham indica que quando as aulas terminaram no final de dezembro, ele deixou seus alunos por alguns dias, pedindo-lhes para estudar a Bíblia para determinar o que evidência estava presente quando a igreja primitiva recebeu o Espírito Santo, [6] é não resulta das outras contas. [5] [12] Os alunos tiveram vários dias de oração e adoração, e manteve uma passagem de Ano Novo "Night Watch" serviço de Betel (31 de dezembro de 1900). Na noite seguinte (01 de janeiro de 1901) também realizou um culto de adoração, e foi naquela noite que Agnes Ozman sentiu que deveria pedir para ser orado para receber a plenitude do Espírito Santo. [5] Imediatamente após a oração, ela começou a falar no que se referiam como "em línguas", falando no que se acreditava ser uma língua conhecida. [12]

2.3.         Movimento da Fé Apostólica
Encontrando suporte para esta nova experiência foi difícil e em alguns meses ministério Parham tinha dissolvido. Não foi até 1903 que sua sorte melhorou quando ele pregou sobre o poder de Cristo cura em El Dorado Springs, Missouri, um recurso de saúde popular. Maria Arthur, esposa de um proeminente cidadão de Galena, Kansas, alegou que ela havia sido curada sob o ministério de Parham. Ela e seu marido convidaram Parham a pregar a sua mensagem em Galena, o que fez durante o inverno de 1903-1904 em um armazém centenas de assentos. Em janeiro, a Joplin, Missouri, Notícias Herald relatou que 1000 tinha sido curados e 800 alegou conversão. Nas pequenas cidades mineiras de sudoeste de Missouri e Kansas sudeste, Parham desenvolveu uma sequência forte que formam a espinha dorsal de seu movimento para o resto de sua vida. [14]
Fora das reuniões Galena, Parham reuniu um grupo de colegas jovens que viajavam de cidade em cidade em "bandas", proclamando a "fé apostólica". Ao contrário de outros pregadores com uma mensagem de santidade-oriented, Parham encorajou seus seguidores a se vestir elegantemente, de modo a mostrar a atratividade da vida cristã. Foi nessa época em 1904 que a igreja primeiro quadro construído especificamente como um conjunto Pentecostal foi construído em Keelville, Kansas. Outros "conjuntos fé apostólica" (Parham não gostava de designar os organismos locais cristãos como "igrejas") foram iniciadas na área de Galena. [15] Parham movimento logo se espalhou por todo o Texas, Kansas e Oklahoma.
Em Houston, o ministério incluiu Parham realização de uma escola bíblica em torno de 1906. Vários Africanos americanos foram influenciados fortemente pelo ministério Parham ali, incluindo William J. Seymour. [16]
Tanto Parham e Seymour pregava a Africano americanos de Houston, e Parham tinha planejado para enviar Seymour a pregar para as comunidades negras em todo o Texas. Em 1906, no entanto, Seymour deixou Houston para se tornar o pastor associado de uma missão de santidade Africano-Americano, em Los Angeles, Califórnia. Trabalho de Seymour em Los Angeles acabaria por tornar-se o Reavivamento da Rua Azusa, que é considerado por muitos como o berço do movimento pentecostal. Seymour solicitou e recebeu uma licença de ministro do Movimento Parham da Fé Apostólica, e que, inicialmente, considerado o seu trabalho em Los Angeles sob a autoridade de Parham. [16] No entanto, Seymour logo rompeu com Parham sobre sua dura crítica à adoração emocional no Asuza Street e a mistura de brancos e negros nos serviços. [17]
Este, e seu apoio Israelism britânico, têm levado as pessoas a considerá-lo como um racista, no entanto, alguns notaram que Parham foi o primeiro a chegar através das linhas raciais para Africano-americanos e os mexicanos-americanos e os incluiu no movimento jovem Pentecostal. Ele pregou em igrejas negras e convidou uma mulher negra, Lucy Farrow, para pregar em sua reunião campal no sul do Texas, em 1906. No contexto do início do século 20, vista Parham sobre raça reflete os do seu tempo, mas ele estava disposto, por vezes, para desafiar os costumes sociais quando não era uma coisa popular para fazer. [3] outro golpe à sua influência na movimento pentecostal jovem eram alegações de má conduta sexual em queda de 1906 e sua prisão em 1907, em San Antonio, Texas sob a acusação de homossexualidade . Parham a primeira admissão de suas ações, mas depois negou-lhes. Embora as acusações fossem posteriormente descartadas, adversários Parham usou o episódio para desacreditar tanto Parham e seu movimento religioso. [18] [19] [20] Além disso, houve denúncias de irregularidades financeiras e de aberrações doutrinárias. [2] Como o foco do o movimento passou de Parham para Seymour, Parham ficou ressentido. Seus ataques a líderes emergentes, juntamente com as alegações alienando-o de boa parte do movimento que ele começou. Ele se tornou "um embaraço" para um novo movimento que estava tentando estabelecer sua credibilidade. [2]

      3.     Morte
Como um menino, Parham tinha contraído uma grave febre reumática que danificou seu coração e contribuiu para sua saúde precária. Ao mesmo tempo ele quase morreu. Parham recuperado para uma vida ativa pregação, acreditando fortemente que Deus era seu curador. Enquanto ele se recuperou da febre reumática, parece que a doença provavelmente enfraqueceram os músculos do coração e foi um fator contribuinte para os seus problemas cardíacos posteriores e morte precoce. [5] Em 1927 os primeiros sintomas de problemas cardíacos estavam começando a aparecer, e pela queda e no verão de 1928, após retornar de uma viagem à Palestina (que tinha sido um desejo longo da vida), saúde Parham começou a deteriorar.
No início de janeiro de 1929, Parham deu uma longa viagem de carro com dois amigos de Temple, Texas, onde foi para apresentar seus quadros da Palestina. Em 5 de janeiro, ele desmaiou ao mostrar seus slides. Quando sua esposa chegou, ela descobriu que seu coração era ruim, e ele era incapaz de comer. Contra a sua vontade (ele queria continuar a sua viagem de pregação), sua família levou para casa a Baxter Springs, Kansas, onde morreu na tarde de 29 de janeiro de 1929. [21] [22]

     4.     Crenças
Crenças Parham se desenvolveu ao longo do tempo. Vários fatores influenciaram suas ideias teológicas. Ele preferiu trabalhar ideias doutrinárias em meditação particular, ele acreditava que o Espírito Santo comunicava com ele diretamente, e ele rejeitou estabelecido autoridade religiosa. Ele se concentrou sobre a "salvação pela fé; cura pela fé, imposição das mãos e oração; santificação pela fé; vinda (pré-milenista) de Cristo, o batismo do Espírito Santo e com fogo, que veda a noiva e concede os dons". [9]

4.1.         Evidências iniciais
Suas mais importantes contribuições teológicas eram suas crenças sobre o batismo com o Espírito Santo. Havia cristãos falando em línguas e ensinando uma experiência de batismo no Espírito Santo antes de 1901. No entanto, Parham foi o primeiro a identificar línguas como a "evidência bíblica" de batismo do Espírito. Não está claro quando ele começou a pregar a necessidade de tal experiência, mas é claro que ele fez em 1900.
Inicialmente, ele entendeu a experiência de ter escatológico-significância que "o selo da noiva" para a "ceia das bodas do Cordeiro". [9] A noiva de Cristo consistiu de 144.000 pessoas retiradas da igreja que seria a fugir aos horrores da tribulação . Era desejo de Parham para a garantia de que ele seria incluído no arrebatamento que o levou a procurar evidências uniforme do batismo do Espírito.
Mais tarde, Parham seria enfatizar o falar em línguas e evangelismo, definir o objetivo do batismo no Espírito Santo como um "revestimento de poder para o serviço". [13] Parham acreditava que as línguas faladas pelos batizados eram idiomas humanos, eliminando a necessidade para os missionários aprender línguas estrangeiras e, assim, ajudar na propagação do evangelho . [23]
4.2.         Outras crenças
Parham acreditava em aniquilacionismo, que os maus não são atormentados eternamente no inferno, mas são destruídos. De acordo com essa crença, a imortalidade é condicional, e somente aqueles que recebem a Cristo como Senhor e Salvador viverá eternamente. Ele declarou em 1902, "Ortodoxia lançaria esta empresa inteira em um inferno de fogo eterno, mas nosso Deus é um Deus de amor e justiça, e as chamas atingem somente os que são absolutamente reprovável". [8] Ele também acreditava na britânico Israelism , uma ideologia afirmando que os anglo-saxões povos foram os Dez Tribos Perdidas de Israel . [10] Ele também apoiou Theodor Herzl e da luta por uma pátria judaica , palestrando sobre o assunto muitas vezes.
Pentecostais unicistas concordaria que a crença de Parham no Espírito batizado (com a evidência de uma língua desconhecida) Os cristãos seriam levados no arrebatamento. Mais veemente foi à rejeição de seus ensinamentos sobre Israelism britânico e o aniquilamento dos ímpios. [17]

     5.     Legado                                                                                       
Parham deu origem à doutrina da evidência inicial de que o batismo com o Espírito Santo é evidenciado pelo falar em línguas. [2] Foi essa doutrina que fez Pentecostalismo distintos grupos de santidade outros cristãos que falavam em línguas ou acreditava em uma experiência subsequente à salvação e santificação. Em um movimento criticado por Parham, [17] seu Movimento da Fé Apostólica fundiu-se com outros grupos pentecostais em 1914 para formar o Conselho Geral das Assembleias de Deus nos Estados Unidos da América. [24] Hoje, em todo o mundo as Assembleias de Deus é a maior denominação pentecostal.
O Charles F. Parham Centro de Estudos Pentecostal-Carismático é um "centro de investigação independente" no campus da South Texas Bible Institute, em Houston, Texas. É uma das várias organizações a considerar Parham um líder fundador do movimento pentecostal. [25]

     6.     Referências
Enquanto alguns sentem data Parham da morte exata é obscura, detalhes e prazos indicados na biografia “A Vida de Charles Parham F” (P413), escrita por sua esposa, confirmar 29 janeiro de 1929 como a data da sua morte. Além de fornecer a data exata da morte, a biografia fornece datas para uma série de eventos antes e após a sua morte que confirmam a data. A obscuridade sobre a data da morte de Parham pode estar relacionada com o baixo perfil de seu falecimento - para evitar uma reação adversa por aqueles que eram contra Parham, ele foi enterrado em um túmulo simples, o local não foi anunciado, e não foi até mais tarde que um maior, mais público marcador, foi colocado sobre seu túmulo.

Um comentário:

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