sexta-feira, 20 de julho de 2012

O Livre arbítrio de Deus


Fonte: Internet
              
   
  Hoje nós temos um briga teológica que vem rendendo há muito tempo, que é a velha discussão se o homem tem o livre arbítrio pra salvação ou a salvação é uma escolha de Deus pra o homem. Pois bem, eu sei que isso não é tão fácil de explicar nem tampouco de se compreender por isso não vão pensando que o meu propósito é o de fechar este assunto fazendo você mudar de opinião, na verdade o meu propósito é expor o meu ponto de vista com relação a isso e que você tire suas próprias conclusões acerca desse assunto, vamos lá. Todos nós conhecemos a historia da criação, sabendo que os nossos pais foram criados moralmente perfeito, e que Deus preparou todo um habitat pra eles o qual nós conhecemos por mundo, vemos que Deus lhes deu uma ordem que era a de não comer do fruto proibido, hoje há uma (mistificação desse fruto), mas isso não vem ao caso, o que importava não era o fruto, mas a ordem que foi dada. Note que eles  tinham a oportunidade de escolher se eles permaneceriam em seus estados originais que era o de comunhão com Deus ou se depravavam e provaria da morte, sabemos o desfeche da historia, mas onde entra o livre arbítrio? Vamos refletir, perceba que quando Deus lhes dá a ordem de não comer do fruto, naquele momento Deus faz um pacto com eles que claro era algo condicional, ou seja, que dependia de suas escolhas, portanto essa escolha é o que chamamos de livre arbítrio absoluto, acredito que ali no Edem o homem usufruiu disso, digo do livre arbítrio. Então concluímos que Deus de alguma forma mostrou que o homem era incapaz de lhe obedecer e de escolher a Salvação por si mesmo, partindo deste ponto de vista entendemos que se o homem sem pecado algum lá no Edem escolheu o mal, imagina agora com a natureza depravada dentro dele. Pois bem, foi provado que o destino que o homem merece é o inferno, então não temos do que reclamar se Deus faz suas escolhas.  Já que é tão pregado que o homem tem o livre arbítrio pra salvação, então não temos o que contestar quando é colocado que Deus também tem o livre arbítrio pra escolher e rejeitar quem ele quiser. (Romanos: 3 .10)

PR. Lucivaldo Dionísio

 “Se o homem tem o livre arbítrio pra escolher a salvação, então não podemos contestar se Deus escolher aqueles que vão ser salvos .Pois ele escolheu a os que ele quis.

3 comentários:

  1. O livre arbítrio de Deus se chama soberania. E em sua soberania ele pratica aquilo que Ele estabeleceu, segundo os seus princípios. E Ele estabeleceu salvar TODOS os homens. Por isso, Ele não condena aqueles que se entregam a Ele de todo o coração; ele não envia gratuitamente e aleatoriamente ninguém para o Céu ou para o Inferno. Ele não é Allah, Ele é Deus de princípios e Ele julga e se move segundo os seus princípios.

    ResponderExcluir
  2. SE YAHVEH=YARRUEH É ONISCIENTE, COMO PODERIA ENTÃO NÓS TERMOS O DITO LIVRE ARBITRIO?

    Simples, se ele pode saber o que vamos ou não fazer, existe algo como um destino, do qual tudo é predestinado a acontecer. Então, não temos livre árbitro seguindo essa linha de raciocínio, porque se Deus sabe que faremos algo e nos decidimos fazer outra coisa, ele não é onisciente, e se ele pode saber o que vamos fazer, nós não temos livre arbítrio. Dissertem sobre essa contradição bíblica.
    Yahshuah confirma essa eleição...vós não me escolhestes a mim, mas, eu vos escolhi a vós...ninguém pode vir Amim, se o pai que me enviou não o trouxer...que a promessa diz respeito...a tantos quantos Yahweh chamar...serão salvos somente os...que são chamados por seu decreto; Yachonam=joão 6,44, Atos, 2,39; Rom, 8,28, e refs.
    Sendo a escolha de Yahweh, logo a doutrina do livre arbítrio não é bíblica. Numa apologia de Agostinho sobre a predestinação, encontramos o seguinte relato...O mais sério uso dessa liberdade, deveria ser portanto, que a vontade ardesse por se unir ao criador, e compartilhar da verdadeira luz; pois daquele de quem se recebeu o ser, também se pode conseguir a bem-aventurança. Mas, se o caminho da verdade for escondido ao homem, o livre arbítrio serviria apenas para o conduzir ao pecado e a perdição. Mesmo com a evidência do que deva fazer e almejar, se não sentir prazer e amor, não cumprirá seu dever
    Nem mesmo intentara cumpri-lo, nem atingirá a vida reta. Eis por que, a fim de sentirmos esse afeto “o amor do Eterno Criador foi derramado em nossos corações não pela livre escolha que nasce de nós mesmos, mas,”pelo Espírito que nos foi dado; Rom,5,5” Assim, nós o amamos a Ele, porque Ele nos amou primeiro...o amor consiste, não em termos nós amado a Yahweh, mas, em que Ele nos amou a nós;1ª Yachonam=João 4,10,19.

    ResponderExcluir

Obrigado! Sua Opinião é muito importante.