terça-feira, 26 de junho de 2012

Afastados de Cristo, ou da igreja?




Eu sempre fui muito observador e conseqüentemente crítico em alguns assuntos, digo isso não me baseando em uma experiência teórica, estou falando do que acompanhei na prática. 


No campo evangelístico eu sempre me defrontei com algumas situações no mínimo polêmicas, isso foi chamando minha atenção, sempre que conversava, ou melhor, explicava o plano de salvação às pessoas, me diziam, eu estou afastado, ou em outras versões, eu estou desviado, eu sempre achei essas palavras muito fortes, mas isso cada vez mais me levava à uma busca pela real situação das pessoas que me afirmavam isso. Foi quando cheguei a conclusão que foi a própria igreja que criou uma esfera de espiritualidade e de infalibilidade que acarretou neste tipo de pensamento. 


Por muito tempo uma igreja em especial se destacou e enganou a muitos mostrando que a salvação só seria possível, dentro dela, digo sendo membro da mesma, inclusive até protestamos contra isso, mas infelizmente retornamos a estaca zero e o que é bem pior hoje são os próprios evangélicos que enchem o povo de engano mostrando que quem não faz parte ou se afasta da instituição é caracterizado que esta pessoa se afastou do próprio Cristo. 


Essa cultura leva à cauterização da mente humana, levando pessoas a viver uma vida oprimida e pensando que Cristo virou as costas para elas. Precisamos explicar que se uma pessoa se afasta de Cristo isso quer dizer que esta mesma pessoa se afastou de seus ensinamentos e literalmente o abandonou, melhor, houve uma apostasia. 


Fonte: Internet
Eu sei que assim como o filho pródigo, tem muitas pessoas que não estão bem, mas isso não quer dizer que elas estão afastadas de Cristo; uma das coisas, mas lindas que eu aprendi foi que essa idéia de que o Espírito Santo se afasta da pessoa é outra conversa fiada como poderia ele se afastar se o mesmo convencer? Ou melhor, imagine uma pessoa selada por ele que se afastou da igreja. 


Quer dizer que o Espírito Santo se afastou dele? Claro que NÃO! Apesar das fraquezas humanas essa pessoa não ficará nesse estado até o fim, ela retornará, muitos estão feridos com a igreja atual pela sua desumanidade, isso é muito ruim, tem muitos hoje que não querem nem saber de uma igreja evangélica. 


Portanto, dizer que o Espírito Santo se afasta dos que estão afastados da igreja é complicado. Isso é uma idéia evangélica pra meter medo em seus membros, pra que eles não saiam das igrejas, isso é mais um joguinho mercadológico ligado a heresias. Não podemos aceitar esse erro que há muito tempo tem tomado conta das igrejas, quero concluir dizendo que tem muita gente que está afastada da instituição e não de Cristo, eu sei o quanto é importante um cristão estar em contato com o ensino da Palavra e com a koinonia, mas é preciso entender que isso não tem que acontecer em um espaço religiosamente devido como se faz hoje, portanto o meu ponto de vista é que precisamos diferenciar quem está afastado de Cristo e quem está afastado da igreja.

Pr. Lucivaldo Dionísio 

2 comentários:

  1. Amém..! Verdadeiro e Reconfortante!!

    Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
    João 6:37
    Graça e paz pastor Deus o abençoe!!

    ResponderExcluir
  2. 10! Tinha conversado sobre o tema ainda nesta semana. Disse tudo!

    ResponderExcluir

Obrigado! Sua Opinião é muito importante.