domingo, 20 de janeiro de 2013

Você é Pentecostal?

                                                                                                                                                                






Você é Pentecostal?       

Pr. Lucivaldo Dionisio    



                                                                                                                                                                

Quando resolvi escrever esse artigo, fiquei um tempo lembrando da época em que me denominava Pentecostal. Na verdade nunca parei para me perguntar o que isso significava e logo passei a buscar respostas para as minhas indagações. Daí então passei a entender q ue esse nome foi dado a um grupo, participante de um movimento criado no século 19 baseado em experiências de alguns jovens, e que se proliferou de uma forma que até hoje trás suas experiências consigo.
Os Pentecostais tem esse nome porque dizem que o movimento tem sua base nos acontecimentos doPentecostes, ou seja, é uma igreja que segue aquele modelo da igreja primitiva citada em Atos dos Apóstolos, que até hoje mantém a crença de que os dons ainda estão em evidência. Mas é com base nisso que quero mostrar que esse movimento nunca foi `Pentecostal, e nem tão pouco o é. Primeiro eu quero mostrar que aquele acontecimento que é narrado por Lucas em Atos dos Apóstolos não poderia ter acontecido de novo, até porque ali era a inauguração de uma nova dispensação. Por exemplo, quando um navio sai pela primeira vez de um estaleiro, se estoura em seu casco uma champanhe. Esse acontecimento só se dá na inauguração. Portanto, o acontecimento do Pentecostes não poderia acontecer outra vez porque acredito que ali estava se cumprindo o que Jesus prometera: a vinda do Consolador.
 Mas já que os defensores da Igreja Pentecostal não aceitam isso, quero mostrar biblicamente o quanto eles estão longe de serem aquela Igreja que iniciou no Pentecostes como eles afirmam.
Quero mostrar as características de uma Igreja Pentecostal e se eles tiverem inclusos no que vou falar, bem, se não sinto muito em lhes informar que Pentecostal é um apelido inapropriado.

1) Característica de uma Igreja Pentecostal:

Eles eram obedientes a vontade soberana de Deus. Notem que eles receberam uma ordem para não sair de Jerusalém. Eles tinham que permanecer exatamente no lugar que Deus mandou.
Em nossos dias o máximo que eles obedecem são as suas denominações e a mais ninguém, a voz de seus lideres não são julgadas e é por isso que temos muitos erros berrantes entre nós.

2) Característica de uma Igreja Pentecostal: 


Eles eram unidos. Percebam que o texto diz que eles estavam todos reunidos em um mesmo lugar.
Hoje é difícil, a ideia de um povo unido, até porque cada um procura o que é melhor pra si e que o resto vá para o inferno.

3) Característica de uma Igreja Pentecostal: 

Eles eram cheios do Espírito Santo. Diz o texto que eles eram de fato cheios do Espírito e que suas atitudes mostravam isso.
Hoje dizem que são cheios do Espírito, mas suas atitudes mostram o contrário do que eles dizem.

4) Característica de uma Igreja Pentecostal: 

Eles eram Cristocêntricos. Perceba que em suas mensagens não haviam alterações. Era apenas o evangelho que haviam aprendido de Cristo, sem nenhuma novidade.
Nos dias atuais até unção da galinha é aceita pelo grande representante do movimento.

5) Característica de uma Igreja Pentecostal: 

Eles perseveravam na doutrina dos apóstolos. Isso quer dizer que eles eram guiados pelos ensinos que os apóstolos passavam pra eles e  tinham a plena convicção que os ensinos dos apóstolos era a regra de fé.
Hoje o ensino de Cristo é literalmente desprezado no meio pentecostal, dão mais ênfase aos dons que ao ensino da palavra.

6) Característica de uma Igreja Pentecostal: 

Eles viviam em comunhão. A comunhão era uma das marcas registrada daqueles irmãos.  Essa comunhão trazia como consequência , o partir do pão em conjunto com as orações.
Comunhão é algo desconhecido. O que é conhecido de fato, são as facções que surgem com uma certa frequência. Todos os dias igrejas emergentes surgem e por aí vai.

7) Característica de uma Igreja Pentecostal: 

Havia neles um real temor diante de tudo que estava ocorrendo. Muitos sinais eram realizados para glorificar a Deus. Os milagres eram frequentes porque era ainda uma época de transição podemos dizer assim, Cristo foi assunto aos céus, e naquela época se fazia necessário os milagres com certa frequência. Hoje temos a Bíblia que de fato é a nossa suficiência para a fé, claro, se Deus quiser fazer algum milagre hoje, seja feita a vontade Dele, mas do jeito que é colocado no meio Pentecostal isso eu não concordo! Essa barganha que se faz isso é um verdadeiro lixo. A ideia de se decretar, não aceita, determinar isso tudo é fruto do movimento.

8) Característica de uma Igreja Pentecostal: 

Eles tinham o mesmo posicionamento acerca da Fé em Cristo.
Hoje existe Cristo para tudo quanto é gosto, não há uma definição de fé. Sempre estão oscilando. Ninguém sabe em que acreditar.

9) Característica de uma Igreja Pentecostal: 

Eles eram solidários uns para com os outros.
Hoje pastores conseguem a façanha de mega investimentos em templos grandiosos ,enquanto tem membros passando fome, infelizmente.

10) Característica de uma Igreja Pentecostal: 

Tinham uma alegria incondicional que os levavam a uma adoração verdadeira e proporcional. De fato se reuniam com um propósito lógico. Havia edificação de verdade e não precisavam de metodologias humanas , porque era Deus quem dava o crescimento verdadeiro.

2 comentários:

  1. ASSIM EU QUERO SER PENTECOSTAL!(RS)

    PARABÉNS PELAS COMPARAÇÕES QUE DECORRERAM DURANTE A EXPLANAÇÃO DO TEXTO.E A ILUSTRAÇÃO DA CHAMPANHE NA INAUGURAÇÃO DO NAVIO FOI ÓTIMA.

    GRAÇA E PAZ PR. lUCIVALDO

    RUTH ROSSINI

    ResponderExcluir

Obrigado! Sua Opinião é muito importante.